:: NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO, DESIGN E MARKETING ::
Apresentação
O Núcleo de Computação, Design e Marketing representa uma unidade multidisciplinar de I&DT+i, procurando constituir-se como um recurso estratégico distintivo e inovador (centro de competências) ao serviço do desenvolvimento de um conjunto de realidades diferenciadas, mas que enfrentam problemas estruturais semelhantes.
Objetivos
Gerais
Promover projetos científicos, tecnológicos e/ou inovadores, que representem uma criação/aplicação de conhecimentos passíveis de proporcionar patamares de desenvolvimento sustentável e competitivo, aferidos num contexto global, com base na criatividade como suporte de identidades territoriais, de diferenciação e promoção de produtos e serviços regionais, do turismo, da cultura, património e ambiente, entre outras áreas de intervenção. Estes projetos podem abarcar áreas tão distintas como conteúdos, aplicações, equipamentos, sistemas integrados, artefactos simbólicos, definição de mercados, novos produtos e serviços, estratégias de comunicação e promoção, modelos e estratégias de desenvolvimento, plataformas criativas e logísticas, entre muitas outras situações.
Específicos
Conceber, promover, coordenar e implementar projetos integrados e inovadores de investigação e desenvolvimento aplicado (tecnológico, cultural, organizacional, etc.) passíveis de serem adotados por territórios, comunidades e/ou organizações que pretendam promover um desenvolvimento sustentável e competitivo no âmbito das respetivas áreas de atuação, entre as quais:
- Sistemas e processos de tratamento de informação automáticos e promotores de diferenciação e competitividade nos mais diversos domínios: promoção, logística, segurança, entretenimento, etc.;
- Tecnologias e produtos interativos ao serviço da promoção, educação, cultura, entretenimento e inclusão social;
- Design de serviços e produtos que visem a inclusão com recurso a saberes e competências tradicionais ou não;
- Design de conteúdos visuais e audiovisuais incluindo a imagem gráfica, marcas, selos, etc. ao serviço da promoção, educação, cultura e entretenimento;
- Articulação do design, arte e tecnologias multimédia em prol de estratégias de promoção, desenvolvimento cultural e oferta de soluções de entretenimento;
- Conceção de estratégias de desenvolvimento regional e comunitário com o suporte de soluções referenciadas nos pontos anteriores;
- Conceção de estratégias de desenvolvimento de plataformas e clusters criativos assentes nas competências descritas anteriormente;
- Promover em todos os projectos acções de divulgação científica e tecnológica no sentido de estimular uma maior proximidade com potenciais clientes, utilizadores e parceiros, preservando sempre uma visão global das questões exploradas;
- Promover em todos os projetos ações de divulgação científica e tecnológica no sentido de estimular uma maior proximidade com potenciais clientes, utilizadores e parceiros, preservando sempre uma visão global das questões exploradas;
- Promover e participar em encontros científicos enquadrados nas diferentes linhas de investigação;
- Favorecer o desenvolvimento de projetos em colaboração e com o envolvimento de comunidades e/ou organizações, tendo como objetivo a implementação real das soluções desenvolvidas, mesmo que apenas como casos piloto;
- Diversificar os potenciais interlocutores envolvidos nos projetos, desde instituições locais de âmbito cultural, social, educacional, do turismo e do património, às associações de produtores locais e às empresas (PME e grandes empresas);
- Incentivar a cooperação interinstitucional nacional e internacional, com particular enfoque na região e noutras regiões com características semelhantes, como é o caso da Extremadura espanhola.
Linhas de Investigação
Linhas
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Responsáveis
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Gestão e Desenvolvimento de Indústrias Criativas
- Estratégias de desenvolvimento regional e comunitário com base na criatividade nas vertentes de identidade, diferenciação, valor acrescentado e inovação; - Desenvolvimento de plataformas e clusters colaborativos no âmbito das indústrias criativas e do desenvolvimento regional e comunitário.
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Gastão Marques
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Tecnologias e Sistemas de Informação
- Sistemas Inteligentes (Sistemas de apoio à decisão; Métodos de decisão e optimização; Programação por restrições; Programação linear; Programação inteira mista); - Processos de Negócio e Sistemas de Informação (Técnicas de abordagem às empresas para catalogação de processos; Técnicas de alinhamento de arquitecturas de informação, processos e aplicações; Modelação de ciclos de trabalho empresarial; Sistemas de recolha e análise de indicadores de desempenho; Sistemas de ciclo de vida documental); - Linguística e Processamento de Texto Automático; - Recuperação da Informação.
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Valentim Realinho
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Design
- Design e Comunicação (Audiovisuais animação e multimédia; Design, media e cultura; Design e educação; Design e imagem da marca; Design inclusivo; Metodologias, processos e pensamentos do design; História, teoria e critica do design); - Design e Sustentabilidade (Design inclusivo; EcoDesign;Design e inovação social; Marketing e sustentabilidade); - Theoria, Poiesis e Praxis.
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Ana Paula Gaspar, Nuno Chuva Vasco
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Computação e Design
- Dispositivos Móveis (Interfaces com utilizador para dispositivos móveis; Serviços baseados na localização e sistemas sensíveis ao contexto móveis; Sistemas de realidade aumentada móvel; Jogos para telemóveis, Entretenimento e publicidade; Ferramentas e sistemas de desenvolvimento para construir sistemas móveis; Segurança e privacidade); - Design e Tecnologias Interativas (Visualização de informação e interfaces para dados semânticos; Sistemas Inteligentes interativos; Interação lúdica e Social; Engenharia de interface com o utilizador e experiência do utilizador; Design de interfaces; Design de interação).
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Ana Paula Gaspar, Nuno Chuva Vasco
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Marketing e Design
- Avaliação dos efeitos do design de embalagem no comportamento do consumidor; - As perceções do consumidor em relação ao design de embalagem dos produtos; - Gestão da experiência do cliente; - Impacto da experiência do cliente na intenção de compra; - Cocriação de experiências memoráveis do cliente; - Impacto dos elementos do design no comportamento do consumidor; - Gestão da interação de serviço, na perspetiva da cocriação de valor; - Cocriação de experiências memoráveis do cliente na lógica dominante do serviço (SD-L); - A importância do marketing na logística e o marketing logístico.
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Nicolau Almeida, Ana Paula Gaspar, Nuno Chuva Vasco
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Equipa de investigação
Coordenação
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- Valentim Realinho -
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Membros integrados
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- Ana Gaspar - Gastão Marques - Helena Major - Hermelinda Carlos - João Miranda - João Oliveira - Jorge Machado - Josélia Pedro - Luís Baptista - Luís Vintém - Magda Cordas - Maria José Varadinov - Nicolau Almeida - Nuno Chuva Vasco - Secundino Lopes - Valentim Realinho - Vanda Correia - Vera Barradas Martins
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Membros colaboradores
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- António Costa - José Miguel Ribeiro - Moisés Coelho - Paulo Moreira - Pedro Matos - Sérgio Correia
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